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Dúvidas

DÚVIDAS GERAIS

• Quais providências são necessárias quando acontece um falecimento?
Quando ocorre um falecimento é preciso providenciar imediatamente o atestado médico de óbito – que é de responsabilidade da família com seu médico ou com o hospital onde a pessoa faleceu, o IML (Instituto Médico Legal) e o SVO (Serviço de Verificação de Óbito).
• O que é morte natural e acidental?
A morte natural acontece como conseqüência de uma doença pré-existente, ou por causa de fatores internos do corpo. A morte acidental é em decorrência de fatores externos e inesperados, como acidentes.
• Uma pessoa de minha família está gravemente doente. Como posso me prevenir em caso de emergências?
Para a sua tranqüilidade financeira, oferecemos planos a longo e médio prazo, ou para uso imediato, caso não seja possível a contratação dos demais serviços. Ao adquirir um jazigo, esteja atento à carência dos produtos para avaliar qual é a opção necessária ao momento.

DÚVIDAS SOBRE PROCEDIMENTOS DO SERVIÇO FÚNEBRE

• Como devo proceder para solicitar um sepultamento no Memorial Jardim Santo André?
Entre em contato com a central de atendimento do Memorial Jardim Santo André por meio dos telefones (11) 3775-4455 ou (11) 3775-4460. O atendimento dará todas as informações necessárias para a realização do funeral. Caso o funeral já tenha sido providenciado, é possível entrar em contato diretamente com o cemitério para agendar apenas o horário do sepultamento.
Após esse primeiro contato, um agente do cemitério irá imediatamente para o local do óbito. Sua função é auxiliar a família em todas as providências para o funeral e o sepultamento.
Uma informação importante é que apenas parentes diretos podem conduzir a resolução e encaminhamento das providências necessárias como o funeral, o sepultamento e a declaração de óbito expedido pelas instituições médicas.
• Qual é a documentação necessária para um sepultamento?
- Declaração de óbito expedido pelo médico, IML, SVO ou hospital,registrado em cartório;
- Presença do concessionário ou co-proprietário;
- Presença de um parente direto da pessoa falecida;
- Assinatura da autorização de sepultamento;
- Estar em dia com as parcelas e/ou taxas de manutenção;
- Pagamento das taxas de velório (quando realizado no cemitério) e abertura de jazigo para sepultamento.
Obs.: Se a pessoa que está cuidando do sepultamento não for o proprietário, nem o co-proprietário, é necessária uma autorização de próprio punho do titular (que poderá ser encaminhada via fax).
• Quanto tempo depois do sepultamento é necessário esperar para fazer uma exumação?
De acordo com a ACEMBRA (Associação dos Cemitérios do Brasil), só é possível exumar um corpo depois de passados três anos da data do sepultamento. Antes desse tempo, só é permitido abrir o jazigo com autorização judicial.
• Qual é a documentação necessária para uma exumação?
É preciso apresentar uma autorização de exumação assinada e pagar as taxas, de acordo com os serviços a serem utilizados.
É pedida também a confirmação do horário com a administração do cemitério, com um dia antecedência, e a presença do proprietário do jazigo. Quando o corpo não for de um familiar do proprietário, é necessária também a presença de um parente direto do falecido.
• Qual documentação precisa ser apresentada para o translado até outro cemitério?
A carta do cemitério para o qual está sendo transportado. É necessário o agendamento da exumação com a administração e o pagamento das taxas, de acordo com os serviços utilizados. É preciso, também, que caso o corpo não for de um familiar do proprietário, que haja a presença de um parente direto do falecido.

DÚVIDAS SOBRE AQUISIÇÃO E PAGAMENTOS DE JAZIGOS

• Qual a documentação necessária para a aquisição de um jazigo?
É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência, telefone e comprovante do local de trabalho. Também é solicitada a assinatura em um contrato de adesão.
• Comprei um jazigo e devo pagar um custo de manutenção. A que se refere essa cobrança?
O custo da manutenção é o que garante a infra-estrutura local e administrativa do cemitério e inclui a segurança permanente, a manutenção do quadro de funcionários em diversos turnos, o atendimento 24 horas, a conservação das quadras e dos jardins, a limpeza, entre outros aspectos.
• O que é a área de serviço de um jazigo?
A área de serviço é um espaço utilizado para a construção de mais gavetas, caso as restantes já estejam ocupadas e não seja possível exumar nenhum dos caixões. Enquanto as primeiras gavetas não estiverem ocupadas, esse espaço fica reservado ao trabalho dos funcionários, para que eles possam descer no jazigo para exumações ou sepultamentos.